25.07.2018







Existem grandes chances que você esteja passando por esse processo nesse momento, onde a ansiedade e a angustia estão presentes. Por isso, recomendo que você continue lendo esse artigo, caso queira entender os impactos de adaptação dessa fase.


Como irei me comportar no último dia de trabalho?


Como meus colegas de trabalho irão me tratar quando sair da empresa?


Como meus familiares irão me olhar sem ter uma atividade diária “produtiva”?


Como irei me comportar nessa nova fase da minha vida?


Como irei permanecer com a minha renda mensal? E se for menor?


E minha saúde, como irei manter?


Essas perguntas necessitam estar muito bem respondidas em sua mente, para que consiga manter uma vida digna e repleta de realizações mesmo após a aposentadoria. Várias pessoas possuem muitas crenças limitantes na 3ª. Idade, acreditam que não possuem mais idade para realizar seus sonhos ou pensar no futuro e se acomodam.


Convido-os a se desafiarem e verificar que na história algumas celebridades realizaram grandes feitos, mesmo após os 60 anos, os quais podemos mencionar: Ronald Reagan, que tornou-se governador da Califórnia aos 61 anos e depois manteve-se em mais dois mandatos como presidente dos Estados Unidos; Leonardo da Vinci que continuou desenhando após os seus 60 anos; Leon Tólstoi que escreveu seus romances depois dos 70 anos; Michelangelo que continuou esculpindo aos 80 anos de idade; Mahatma Gandhi que liderou um protesto no seu país com 61 anos, percorrendo a pé 350 quilômetros na Índia.


Por essa razão, buscar uma orientação adequada nesse momento para elaboração de um plano detalhado para elucidar todos os pontos acima, torna-se uma atitude interessante e no meu ponto de vista extremamente importante, pois é nessa fase da vida que as pessoas estão mais suscetíveis a sofrer depressão e adoecer com maior facilidade; se não estiverem bem orientadas esses sintomas poderão aparecer precocemente e com maior gravidade.


Independentemente da idade cronológica, temos que atingir a plenitude em toda a nossa existência como seres humanos.


Quer saber mais em o que fazer na pré-aposentadoria ou na aposentadoria, entre em contato comigo.


Abraços,


Ricardo Giacomo



Fonte de Pesquisa: SBCoaching